quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Drogas que os Jovens consomem

Cannabis
Normalmente, a Cannabis é fumada, em cigarros próprios, onde se mistura a droga com tabaco, ou em cachimbos. A Cannabis provoca bem-estar, euforia, maior sensibilidade sensorial, relaxamento e uma diminuição da capacidade para a realização de tarefas. Por isso, após o consumo, deve-se alertar para os perigos, por exemplo, da condução sob o seu efeito. Quem fuma um “charro” fica normalmente com os olhos vermelhos, pode rir histericamente e ficar com a boca seca. A longo prazo, o consumo de cannabis pode provocar apatia, dificuldades de memória e concentração e existe ainda um maior risco do cancro de pulmão, já que o fumo é inalado durante mais tempo.

                                                       Cocaína
Possui propriedades estimulantes e é comercializada sob a forma de um pó branco, que não se dissolve na água. Na rua chamam-lhe coca, branca ou gulosa. Este último nome tem a ver com o facto de, apesar de não criar forte dependência física, cria grande habituação psicológica, e os seus efeitos, como duram pouco mais de meia hora, podem levar facilmente a consumos compulsivos. Geralmente a cocaína é consumida por inalação – “snifada” – e é um estimulante do sistema nervoso central. As doses elevadas podem provocar alucinações, sendo as mais frequentes a sensação de ter formigas ou cobras imaginárias debaixo da pele. A Cocaína pode provocar overdose fatal.
 
Heroína
A heroína é um depressor do sistema nervoso central, capaz de provocar overdose. Esta droga provoca grande dependência física e psicológica e a médio prazo os consumidores podem desenvolver emagrecimento extremo, infecções, apatia, depressão, etc. Existe ainda um grave risco de infecção por HIV e hepatites, devido á partilha de seringas.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário